O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio , a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo. São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais.
No sistema       nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios       e as células da glia .   Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e   transmissão dos estímulos do meio , possibilitando ao   organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da   homeostase.   Para exercerem tais funções, contam com duas propriedades   fundamentais:  a  irritabilidade e a condutibilidade.   Irritabilidade é a capacidade que permite a uma célula   responder a estímulos, sejam eles internos ou externos. Portanto,   irritabilidade não é uma resposta, mas a   propriedade que torna a célula apta a responder. Essa propriedade é inerente   aos vários tipos celulares do organismo. No entanto, as respostas emitidas   pelos tipos celulares distintos também diferem umas das outras. A resposta   emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao   longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação - chamada de impulso nervoso -   por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse fenômeno deve-se à propriedade de condutibilidade.
     
Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, funcionando portanto, como antenas para o neurônio. Os axônios são prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Os axônios podem se ramificar e essas ramificações são chamadas de colaterais. Todos os axônios têm um início , um meioe um fim .O terminal axonal é o local onde o axônio entra em contato com outros neurônios e/ou outras células e passa a informação para eles. A região de passagem do impulso nervoso de um neurônio para a célula adjacente chama-se sinapse. Às vezes os axônios têm muitas ramificações em suas regiões terminais e cada ramificação forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares.








