Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Curiosidades do reino animal


O reino animal

Maior animal terrestre

É o elefante africano, um grandalhão que pode pesar até 8 toneladas e alcançar 4 metros de altura. Há cerca de 50 ou 60 milhões de anos, os ancestrais desse paquiderme, entre eles mamutes e mastodontes, podiam ser encontrados em quase todo o planeta e eram divididos em centenas de espécies. Hoje, restam apenas duas: o elefante asiático (Elephas maximus), que pesa em torno de 5,5 toneladas e mede 3 metros, e o africano (Loxodonta africana). O elefante é um dos animais mais curiosos do mundo por causa do seu porte avantajado e de sua longa tromba, que pode pesar até 200 quilos




Maior animal aquático

Quem lidera esta lista é a baleia-azul, com mais de 30 metros de comprimento, mas seguida de perto (acredite!) por uma gigantesca água-viva! Esses dois grandalhões estão entre os maiores animais que já habitaram os oceanos da Terra em todos os tempos. Para se ter uma idéia, um dos répteis marinhos mais terríveis da época dos dinossauros, o liopleurodonte, media "apenas" 25 metros. Hoje, as várias espécies de baleias dominariam quase que totalmente uma lista com as dez maiores espécies dos oceanos. Porém, na lista que você confere abaixo, apresentamos apenas a maior espécie de cada grupo animal marinho - baleias, peixes, moluscos, répteis, entre outros. Assim, dá para ter uma idéia mais geral de todos os tipos de grandes feras que habitam os mares do planeta.



Menor animal do mundo

Um minúsculo peixe descoberto na ilha indonésia de Sumatra é o menor animal vertebrado do mundo. O peixe é da espécie paedocypris progenetica e tem um certo parentesco com a carpa, embora seu tamanho seja muitíssimo menor: apenas 7,9 milímetros, publicou ontem a revista científica britânica Proceedings of The Royal Society: Biological Sciences.


Animal mais estranho

Imperador Tamarin


Curiosamente, o nome do macaco era apenas um apelido, que era uma zoação com o imperador germânico Wilhelm II. Mas que acabou sendo incorporado ao nome científico do macaco. Ele vive nas selvas do peru Bolívia e Brasil. É um macaco pequeno, com uma cauda maior que o corpo.
O animal mais rápido.


Animal mais rapido do mundo

Este animal é Rápido Mesmo!
O falcão-peregrino é o animal mais rápido: mergulha a uma velocidade de 350 km/h. É uma ave caçadora e sobrevive graças ao seu bom peso.
As andorinhas podem voar com a velocidade de aproximadamente 170 km/h.
O animal terrestre mais rápido é a xitá, que pode percorrer pequenas distâncias com a velocidade de 100 km/h.
O animal aquático mais rápido é uma espécie de atum, que pode atingir a velocidade de nado de 109 km/h em poucos segundos.






O animal mais forte

Antes de decidir qual o bicho mais poderoso do mundo, é preciso estabelecer um critério comparativo entre os principais concorrentes. Nós, de Mundo Estranho, optamos por entregar o troféu ao animal que conseguisse levantar a carga mais pesada em relação à sua massa. Com base nisso, o ganhador é o besouro-rinoceronte, nome dado a várias espécies de besouros da família dos Scarabaeidae. Esse inseto de apenas 13 centímetros é capaz de suportar nas costas um volume equivalente a 850 vezes o peso de seu corpo! Para dar uma idéia do feito desse animalzinho, é como se um homem de 70 quilos pudesse carregar algo que pesasse 60 toneladas, o peso de 60 fuscas juntos. Também conhecido como besouro-elefante ou besouro-hércules, nosso vencedor é encontrado principalmente em florestas tropicais. O apelido "rinoceronte" surgiu porque o bicho tem uma espécie de chifre na sua cabeça - assim como os enormes mamíferos africanos, os besouros também usam essa haste para lutar. E, se você apostou todas as suas fichas na certeza de que o elefante era o animal mais forte do planeta, resta um consolo: em termos absolutos, nenhum ser vivo consegue superá-lo em termos de força. Afinal, os elefantes suportam cerca de 2 mil quilos. Mas isso equivale a apenas 33% de seu peso - bem menos, em termos percentuais, do que a carga levantada pelo pequenino besouro-rinoceronte.




O animal que tem o menor cérebro

Obviamente, os animais maiores possuem o maior cérebro. O cérebro da baleia cachalote pesa cerca de 7,8 kg, enquanto o elefante africano pesa em torno de 5,4 kg. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, entretanto o cérebro humano é o maior da natureza.
Mas ao contrário do que muitos pensam o tamanho do cérebro não está exatamente relacionado à inteligência. Se considerarmos como um indicativo de inteligência a capacidade de raciocínio e o grau de complexidade do neocórtex (aquela área do cérebro dos mamíferos ligados ao pensamento e a comunicação), certamente a vitória pertence aos seres humanos. Mas o papel do neocórtex ainda está sendo pesquisado e, de acordo com alguns especialistas, o cérebro humano deveria ser considerado apenas como a versão maior do cérebro de um primata.
Alguns cientistas acreditam que o nosso cérebro evoluiu mais depressa que o de qualquer outro animal, impulsionado pelo desenvolvimento de estruturas sociais e comportamentais altamente complexas. Outros teóricos acreditam que talvez o cérebro humano ainda esteja se desenvolvendo, mas pode ser que até lá o próprio homem já tenha destruído o planeta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário