Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Membros Superiores e Inferiores

Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.

Membros Superiores

Composto por braço, antebraço, pulso e mão.

O braço só tem um osso: o úmero, que é um osso do membro superior.

O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com o cúbito (ulna) o esqueleto do antebraço. O cúbito também é um osso longo que se localiza na parte interna do antebraço.

A mão é composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituída por oito ossos dispostos em duas fileiras), são uma porção do esqueleto que se localiza entre o antebraço e a mão. O metacarpo é a porção de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos.

Membros Inferiores

São maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e pé.

A coxa só tem um osso - o fêmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilóide. O fêmur tem volumosa cabeça arredondada, presa a diáfise por uma porção estreitada - o colo anatômico. A extremidade inferior do fêmur apresenta para diante uma porção articular - a tróclea - que trás dois côndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fêmur é o maior de todos os ossos do esqueleto.

A perna e composta por dois ossos: a tíbia e a fíbula (perônio). A tíbia é o osso mais interno e a fíbula é o osso situado ao lado da tíbia.

Os dedos são prolongamentos articulados que terminam nos pés. O pé é composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso é a parte do pé situada entre o tarso e os dedos. O tarso é a porção de ossos posterior do esqueleto do pé.

Cintura Pélvica

Ou bacia, conecta os membros inferiores ao tronco. Podem distinguir o homem da mulher. Nas mulheres é mais larga, o que representa adaptação ao parto.

Esqueleto humano.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Músculo humano

Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção.

Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. Onde as divisões destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Esqueleto humano

No individuo adulto,quando se considera completo o desenvolvimento orgânico,o numero de ossos é 206 ossos longos,ossos curtos,sesamoides,laminares,irregulares,pneumáticos.

As costelas são 24ossos finos, que ocorrem aos pares constituídos parte do esqueleto torácico.Os primeiros sete pares de costelas articulam-se com o externo na frente do corpo através de cartilagens e com a coluna vertebral por isso são denominadas costelas verdadeiras . Os outros 5 pares são conhecidos como costelas falsas pois não conectam-se diretamente com o externo.

As 4 costelas que formam o oitavo,o nono e o décimo par apresentam em sua extremidades uma cartilagem que liga-se a cartilagem dos pares anteriores.

As costelas dos dois últimos pares também chamadas de vértebras flutuantes ,conectam-se apenas na sua porção superior.

O é humano é divido em três partes o tarso,metatarso e falanges e constituem-se com 29 ossos

A forma dos ossos do cranio se chama chato.

Aula pratica

Realizemos uma atividade na sala de aula sobre os ossos do corpo humano , escrevemos 50 nomes de ossos , recortemos e colemos num colega depois mostremos para o professor e ele deu nota e falou o que erremos.