Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2011

As plaquetas

São menores que os glóbulos vermelhos ,as plaquetas são fragmentos de células produzidas na medula óssea vermelho,não tem núcleo e relaciona-se com a cogulaçao sanguínea em cada milímetro cúbico de sangue existem de 150 a 450 mil plaquetas . Elas duram,em geral de 5 a 9 dias.
Quando um vaso sanguíneo é lesado,algumas plaquetas se desentendem e desintegram liberando um tipo de enzima que inicia a coagulação do sangue.No final do processo,formam-se filamentos de uma proteína fibrina.Esses filamentos organizam uma espécie de rede que retem o sangue, constituído o coagulo .
Hemorragia é a perda de sangue, o cazionada por rompimento de vasos sanguíneos .A hemorragia pode ocorrer com uma superfície do corpo,como na pele da mão, do braço,da perna.Mas pode também ocorrer em estruturas internas,como o estomago e o cérebro.
Dependendo da quantidade de sangue,a hemorragia pode ser grave a o primeiro sinal de sangramento intenso, a pessoa deve ser levada a o pronto socorro para que não perca muito sangue pode por em risco a sua vida
Pequena circulação

Também chamada circulação pulmonar compriende o trageto do sangue desde do ventrículo direito ate o atrio esquerdo .Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões , onde é oxigenado.

Grande circulação


Também chamada circulação sitêmica compriende o trageto do sangue desde o ventrículo esquerdo ate o átrio direito.

*A aorta transporta sangue oxigenado;
*As veias cavas(inferior e superior) transportam sangue no oxigenio dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração;
*As artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do ventrículo direito do coração ate os pulmoes.
*As veias pulmonares transportam sangue oxigênio dos pulmões ate o átrio esquerdo do coração.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Veias

No sistema circulatório, uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias.

As veias servem para levar o gás carbônico dos órgãos de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para as artérias pelo ventrículo esquerdo até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dióxido de carbono. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito, onde é então bombeado para as artérias pulmonares e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação sanguínea.

O retorno do sangue para o coração é auxiliado pela ação do bombeamento de músculos esqueléticos, que ajudam a manter extremamente baixa a pressão sanguínea do sistema venoso.

Medindo a pressão arterial.

  • Alterna-se ordenadamente,
  • a sístole e a diástole são responsáveis pelo fluxo de sangue dentro dos vasos sanguíneos,
  • a pressão arterial que se mede é a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes da aorta após ser lançado pelo ventrículo esquerdo,
  • a pressão arterial máxima corresponde ao momento em que o ventrículo esquerdo bombeia para dentro da aorta e esta se distende.
  • Já a pressão arterial mínima é a que se verifica no final da diástole do ventrículo esquerdo,
  • A pressão arterial máxima corresponde a cerca de mm de mercúrio(hg),enquanto a pressão arterial mínima,corresponde aproximadamente 80 mm de mercúrio(hg)
  • Esses são os valores normais para a população. Dai falar-se em 120 por 80 ou 12 por 8 para a pressão normal
  • Por meio de um aparelho esfigmomonômetro.
  • A pressão arterial pode ser medida pro medico ou profissional habilitado
  • Esses valores de pressão é um dado importante na avaliação de saúde do sistema cardiovascular.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Artérias.


As artérias são vasos de parede relativamente espessa e muscular, que transportam sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio),mais as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio)do coração ate os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa(de maiôs diâmetro)do corpo humano